ead.link apresenta

5 HISTÓRIAS EM QUADRINHOS GRATUITAS PARA USAR EM AULA

Que tal usar histórias em quadrinhos em sala de aula? Leia sobre esta ferramenta lúdica e encontre 5 dicas de material gratuito para usar em sala de aula.

Origem das HQs

História em quadrinhos é uma representação artística que une texto e imagens com o objetivo de narrar histórias de variados gêneros e estilos.

Esta arte teve seu início em diversos países em momentos diferentes. Nos Estados Unidos é chamada “comics”, ou “cômicos” e tornou-se popular no início do século 20. Entre as histórias em quadrinhos americanas mais conhecidas estão as revistas de super heróis da DC Comics e Marvel.

No Japão, os famosos mangás se tornaram conhecidos após a Segunda Guerra Mundial.

Já no Brasil, as primeiras histórias em quadrinhos foram criadas no século 19. O conteúdo era em maioria charges ou caricaturas retratando acontecimentos políticos e mais tarde foram chamadas “tirinhas”. A edição de revistas próprias de histórias em quadrinhos no país começou no início do século 20. 

Uma das primeiras revistas de histórias brasileiras foi “O Tico-Tico”, publicada entre 1905 e 1957. O formato da revista foi inspirado em revistas infantis francesas e era considerada o “semanário das crianças brasileiras”.

HQs educacionais

Crianças e adolescentes adoram histórias em quadrinhos, portanto elas se tornam muito interessantes para uso educacional.

Muitos criadores de histórias em quadrinhos já produziram conteúdo educacional, como é o caso de Maurício de Sousa quando publica edições especiais (clique aqui para acessar o repositório de histórias educacionais da Turma da Mônica).

Estas Revistas Especiais são muito interessantes e abordam temas como Acessibilidade, Alimentação Saudável, Educação Física, Educação Financeira, entre muitos outros. A Maurício de Sousa Produções as disponibiliza gratuitamente em formato digital.

Muitos professores aplicam histórias em quadrinhos em sala de aula. Neste post, vamos apresentar 3 exemplos.

O primeiro caso é de uma professora de informática que realizou o seguinte trabalho com uma turma de nono ano do ensino fundamental. Ao chegar no conteúdo de segurança e ética na internet, ela decidiu abordar o tema de uma forma diferente: ela listou temas como Cyberbullying, Phishing, Leis dos Crimes Cibernéticos, entre outros. Depois, dividiu os alunos em duplas e trios e sorteou um tema para cada grupo.

A atividade era a seguinte: cada grupo deveria pesquisar seu tema e criar uma história em quadrinhos por meio do site Make Belief Comix . Eles tiveram o tempo de 4 aulas (4 horas) para elaborar as histórias em quadrinhos. O plano de aula criado pela professora está disponível aqui. Na semana seguinte, apresentaram as histórias para a turma, que adoraram ler as histórias dos colegas.

A professora então compilou todas as histórias e publicou um livro, “Segurança e Ética em Quadrinhos“, disponível para acesso no material complementar desta unidade. O trabalho ainda foi apresentado pelos alunos na Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Santa Catarina.

A mesma autora também publicou um livro de histórias em quadrinhos sobre respeito e amor-próprio para crianças e adolescentes a fim de combater bullying. O livro se chama Esquisitiras e está disponível neste link.

Outro caso foi o projeto História Ilustrada: Relatos da Cultura e História Mbya Guarani sob a Ótica Indígena, que gerou como resultado o livro homônimo.

O projeto, organizado em uma parceria entre Instituto Federal de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina, teve como objetivo realizar oficinas de histórias em quadrinhos para estudantes de uma escola indígena. A partir das oficinas, os alunos criaram histórias para explicar sobre a origem, crenças e cotidiano de sua cultura. O livro está disponível para download aqui.

O Projeto Bandeirinha nasceu em Outubro de 2008, após o autor Thiago Silva participar de um evento cujo tema era o meio ambiente.

O autor teve participação em vários projetos, menções na Revista Mundo dos Super Heróis e até mesmo um Troféu Ângelo Agostini em 2017 (como roteirista de Protocolo: A Ordem, eleita o Melhor Lançamento Independente de 2016). Faça download da HQ aqui.

HQs educacionais gratuitas

E-book Esquisitiras: Tirinhas sobre Respeito

Página de revistas especiais da Turma da Mônica

Série Bandeirinha: Os Tesouros da Mãe Terra (6 volumes)

E-book História Ilustrada: Relatos da cultura e história Mbya Guarani sob a ótica indígena

E-book Segurança e Ética na Internet

E aí, professor? O que você achou dessas dicas de histórias em quadrinhos educacionais? Fique ligado nos nossos próximos posts e aprenda mais sobre como incrementar suas aulas. Compartilhe este post com seus colegas nas redes sociais – permita que eles também tenham a oportunidade de saber mais sobre histórias em quadrinhos na educação.

SOBRE A AUTORA

Isabela Nardi da Silva possui mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina e é bacharel em Tecnologias da Informação e Comunicação com aperfeiçoamento em Educação Inclusiva e Tecnologias Assistivas, TIC na Educação e Matemática. Possui experiência com docência nos níveis de educação básica, ensino superior e pós-graduação, capacitação docente e tecnologias educacionais. Acesse mais informações neste link

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *