podcast educacional

O que é um podcast educacional? Usando seu smartphone, você pode criar atividades incríveis para estimular oratória e criatividade – além de ser um ótimo recurso para produção de conteúdo didático! Neste post, vamos explicar sobre esta ferramenta e mostrar como você pode criar seu próprio podcast educacional!

O que é Podcast?

O podcast lembra um programa de rádio. Mas em vez de precisar ouvi-lo na hora certa para não perder as informações, você grava e depois disponibiliza. Há a possibilidade de podcasts ao vivo, porém a maior vantagem do podcast é esta possibilidade de disponibilizá-lo para a posteridade.

A palavra podcast vem da sigla “Personal On Demand”, ou “pessoal e sob demanda” unida ao termo broadcasting, que significa radiodifusão.

De acordo com estudo feito pela plataforma Deezer, em 2019 o acesso a podcasts cresceram 67% no Brasil. O estudo foi realizado a partir de dados de serviços de streaming como Spotify e Apple iTunes. Além disso, segundo dados levantados pela Fundação Telefônica Vivo, em 2018 brasileiros escutavam em média cinco programas de podcast por semana.

Desta forma, o podcast é basicamente um áudio explicativo sobre determinado conteúdo que você pode disponibilizar na Internet. E criar um podcast educacional pode ser ótimo para uso em sala de aula, pois você traz mais um recurso à sua sala de aula.

Como usar podcast em sala de aula?

Você pode usar o podcast em sala de aula de duas maneiras. Como atividade, para que seus alunos criem um podcast sobre determinado conteúdo. Ou como recurso para criação de conteúdo didático. Crie seu próprio podcast educacional ou elabore-o junto de seus alunos!

Como atividade, podcast é uma ferramenta maravilhosa para que seus alunos pratiquem oratória e criatividade. É ainda mais interessante no momento em que precisamos lidar com aulas remotas. Você pode repensar as atividades de apresentação de trabalho em grupo. Por que fazer uma apresentação ao vivo, ou um vídeo, se você também tem a alternativa de fazer um podcast educacional? Depois o conteúdo abordado no podcast pode ser utilizado por alunos que gostariam de revisar o conteúdo.

Outra forma de usar podcasts em sala de aula é por meio da criação de seu próprio podcast educacional. Imagine que interessante fazer um podcast seu para explicar conteúdos para diversas turmas?

Como criar meu próprio podcast?

A criação de um podcast pode ser mais simples ou mais complexa. Depende do que você gostaria de acrescentar ao seu áudio e a maneira como você gostaria de disponibilizá-lo.

A professora Margarida, de filosofia, elaborou seu podcast para a turma de primeiro ano do ensino médio de forma muito simples. A cada semana, gravava um áudio em seu celular. Depois, disponibilizava em uma pasta compartilhada com seus alunos no Google Drive. Desta forma, seus alunos podiam acessar à pasta e ouvir seus áudios semanalmente. Foi uma maneira extremamente simples, porém efetiva, de construir um podcast para seus alunos.

Por outro lado, o professor Carlos Eduardo, de inglês, decidiu criar um canal no Youtube. Apesar da plataforma apenas aceitar vídeos, ele teve a seguinte ideia: criar vídeos compostos apenas de uma imagem e o áudio do podcast. Assim, assistir ao vídeo seria desnecessário e o aluno precisaria apenas ouvi-lo. Ele disponibilizava todos os vídeos na mesma Playlist, assim os alunos podiam ouvi-los em sequência.

Enquanto isso, a professora Penélope, de história resolveu ir mais além: ela criou uma conta em um serviço de streaming, como o Spotify. Ela disponibilizava seu podcast lá. Então, não apenas seus alunos podiam acessá-lo. Estando no serviço de streaming, ela possibilitava que o mundo todo a visse como podcaster.

Como você pode ver, há muitas maneiras de criar seu próprio podcast. A forma como você vai criá-lo vai depender do seu objetivo. A seguir, vamos apresentar 5 aplicativos para criação de podcasts e 5 dicas de podcasts educacionais para você se inspirar!

5 apps para criação de podcast

Confira estes apps para criação de podcast! Todos são gratuitos (podem ter recursos pagos) e disponíveis na Google Play! Clique no item para acessá-lo.

A EAD.LINK sempre traz dicas de apps educacionais! Que tal também conhecer nossos posts: 5 ferramentas para criar conteúdo educacional e 10 jogos digitais para você usar com seus estudantes.

5 dicas de podcasts educacionais

Veja o que seus colegas de profissão andam fazendo! Todos os podcasts estão disponíveis gratuitamente na plataforma Spotify. Clique no item para acessá-lo.

E aí, professor? Espero que tenha gostado das dicas! Fique ligado: toda terça-feira postamos aqui no blog. Toda quinta-feira postamos no Youtube e no IGTV dicas para sua carreira docente! Divulgue este post com seus amigos para que eles também entendam o que é podcast! Não deixe de escrever um comentário na seção abaixo para dizer o que você achou deste post. Até semana que vem!

Isabela Nardi é mestra em Tecnologias da Informação e Comunicação pela UFSC. Foi professora de robótica, empreendedorismo e webdesign para crianças, adolescentes e adultos. É criadora da plataforma Labs4STEAM para compartilhamento de planos de aula e CEO da EAD.LINK Tecnologia Educacional. Trabalha com formação de professores e consultoria para tecnologia educacional.

Acesse mais informações neste link

No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *